sexta-feira, 10 de maio de 2013

MENSAGEM DA PRESIDENTE



Senhores Vereadores e demais membros da Mesa Diretora desta Casa.
Senhoras esposas dos vereadores, nosso especial bom dia.
Funcionários e funcionárias deste Poder.
Senhoras e senhores aqui presentes a esta sessão.

O Dia das Mães tem hoje, o maior significado humano e fraterno que podemos expressar. Pois, a figura da mãe não mais se resume àquela pessoa sofredora,          que acalenta o filho, corre ao fogão e se posta sobre o tanque de roupas. Há muito tempo a mãe deixou esse triste posto de ‘rainha do lar’ ou ‘sofrer no paraíso’, como dizia o poeta.
A mãe atual é outra mulher. É uma mulher que permanece com os afazeres domésticos, mas vai á luta. Busca um posto de trabalho, ajuda na renda familiar e constrói a sua independência.  A mulher que a sociedade acolhe no seu seio, no Mundo atual,  tem o direto de pensar, de opinar, de compartilhar e participar. Mas isso não veio assim de mão beijada. Foram conquistas que demoraram centenas de anos e custaram humilhações, perseguições e milhares pagaram com suas próprias vidas.
Não é preciso ser feminista para notar nitidamente a grandeza da mulher. Quando são convocadas pra o exercício de qualquer missão, desempenham com competência e dignidade.
Hoje, no Brasil, 35% dos lares são chefiados  por mulheres que ficaram viúvas pela morte do esposo,  mas existem também, em número bem maior, as viúvas de maridos vivos. São aquelas abandonadas pelos conjugues que vão embora e nunca mais dão sequer notícias. Outras separadas legalmente. No entanto, essas mães jamais abandonam seus filhos. Mesmo quando não recebem pensões ou qualquer outro tipo de ajuda.
A figura firme da mulher guerreira, também se expressa na política. Foi assim refletindo que convidamos todas as esposas dos nossos vereadores para serem lembradas, neste dia das mães. A companheira do vereador entra na campanha de corpo e alma e nunca tem o seu trabalho lembrado e tão pouco reconhecido.
Existe um adágio que diz: ‘atrás de um grande homem existe uma grande mulher’. Então, senhoras esposas sintam-se homenageadas como mães e acima de tudo como mulher.
Era o melhor que poderíamos fazer para destacar com justiça, o nome de todas as senhoras, como gente que trabalha e faz a sua parte para melhorar a nossa sociedade.  
Francisca Arrais da Silva
Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário